top of page

Na Quinta da Torrinha, Ameixoeira, o Centro Pedro Arrupe (CPA) acolhe temporariamente imigrantes sem abrigo. O Centro serve de valência de alojamento ao Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Em oito anos, já passaram por este centro de acolhimento cerca de 330 pessoas de vários continentes e nas mais diferentes dificuldades, desde financeiras a médicas. O Centro acolhe imigrantes sem abrigo e refugiados que vêm por acordo com outras instituições.

 

O critério para entrar no centro é a "vulnerabilidade em que o migrante se encontra", diz Susana Figueirinha, terapeuta social responsável pela gestão do CPA. A terapeuta nota ainda que o conceito de sem abrigo utilizado pela instituição não remete apenas para quem está na rua, mas também migrantes em casas sobrelotadas ou em risco de serem despejados.

 

Além de alojamento, no centro são asseguradas as necessidades básicas de alimentação, medicamentos e transportes aos imigrantes e refugiados. O trabalho do Centro Pedro Arrupe está sempre em coordenação com o Serviço Jesuíta aos Refugiados, onde os migrantes são acompanhados ao nível de saúde física e psicológica, formação e emprego e na área jurídica.

bottom of page